segunda-feira, 9 de maio de 2011

Viajar é Preciso

Segue o artigo de Mariana Teodoro, repórter do site do empresário Abilio Diniz, que nos ajuda a refletir sobre a importância de viajar, para o corpo, para a cabeça, para a alma. Texto original clicando neste link.
“Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto...”

Conhecido por suas longas e solitárias expedições marítimas ao redor do mundo, o célebre viajante Amyr Klink resume bem no pensamento acima a importância da experiência de viajar. Mas qual o segredo para entender como uma viagem proporciona tanto conhecimento e crescimento ao homem? Por que sempre voltamos de um lugar diferentes de como fomos, com a sensação de renovação e o desejo de querer viajar de novo?

Dois jovens apaixonados por viagens com anos de experiência na bagagem têm algumas respostas para essas questões.  “Estamos sempre atrás de conhecimento e experiência. Não há nada mais interessante que conhecer pessoas novas e costumes diferentes, e poder levar isso consigo para sempre”, diz Diego Fonteneli, 26 anos, autor do “Blog de Viagens”, espaço criado por ele na internet para compartilhar informações sobre o que mais ama fazer. Em sua primeira viagem ao Amazonas, quando tinha 5 anos, o blogueiro já sabia que viajar seria seu hobby para sempre.  “Nunca esqueci a riqueza e a beleza do lugar. Acho que foi por querer continuar a encontrar lugares tão ou mais bonitos que eu continuo viajando”, afirma.

Assim como Diego, o designer Michel P. Zylberberg, 30, também criou o blog “Rodando pelo Mundo” para contar suas experiências nos cerca de 20 países por onde passou. “Viajar é uma experiência incomparável. Nada melhor para crescer do que sair do ninho e da comodidade”, afirma.  Graças às experiência adquiridas no tempo em que morou fora do Brasil, o designer trabalha hoje na Suíça. “Além de falar outras línguas, é fundamental conhecer outras culturas e outras realidades. As empresas estão mudando o perfil de escolha dos candidatos, valorizando essa experiência que muitas vezes acaba não fazendo tanta diferença no currículo, mas que pode ser imprescindível no relacionamento diário e no comportamento no trabalho”, afirma.

Mas não pense que é preciso ter muito dinheiro e viajar a outro país para desfrutar dos benefícios que uma viagem pode proporcionar. Um passeio mais curto ou próximo para visitar parentes, por exemplo, pode ser uma opção. “Não importa o destino. Seja a cidade vizinha ou Sydney, na Austrália, o importante é focar na viagem e aproveitar tudo que o lugar pode oferecer sem pensar no trabalho ou no momento da volta pra casa”, conta Diego.

De acordo com Michel, é possível até mesmo conhecer melhor a própria cidade. “As pessoas acham que conhecem tudo ao redor. Muitas vezes uma volta por bairros diferentes pode se transformar em uma experiência totalmente nova. O segredo é encarar a vida com os olhos e a curiosidade de um turista”, afirma. Além disso, o designer lembra que para viagens mais distantes é valido economizar durante o ano e aproveitar as promoções.

Aos que estão acomodados ou aos que não aproveitam tanto o destino quando costumam viajar, os blogueiros deixam alguns conselhos: “As pessoas têm medo de mudança, de se confrontar com outras culturas. Hoje em dia muita gente sofre de depressão e se fecha em casa, enquanto o mundo lá fora não para, por isso reforço que é importante viajar para viver melhor”, conclui Michel.

Nenhum comentário: