sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Coaching, Mentoring, Counseling - quais as diferenças?

Muitos se perguntam quais as diferenças entre o coaching e as suas ramificações. Há atividades bem semelhantes, por muitas vezes com os mesmos objetivos, mas que são indicados para casos diferentes. O mentoring e o counseling são os mais conhecidos, mas há ainda a consultoria e a terapia, adequadas também para determinadas oportunidades. Separei este artigo do coach
Carlos Alberto Alves e Silva que ajuda discernir bem essas modalidades. Aproveite:

Coaching é a atividade exercida por um profissional certificado (coach) que utiliza de técnicas, ferramentas e metodologia de forma contundente para apoiar seu cliente (coachee) a atingir resultados, metas ou tomada de decisão. O coaching pode ser utilizado para estabelecer estratégias e alcançar resultados na vida pessoal (saúde, lazer, relacionamentos e espiritualidade) ou profissional (desenvolvimento da carreira, finanças, competências, etc). Quando o coaching é contratado diretamente por seu cliente, a atividade acontece no âmbito do Life & Professional Coaching; quando contratado pela empresa para desenvolvimento de competências de seus executivos, é chamado de Executive Coaching.

Mentoring ou mentoria é a atividade exercida por um profissional experiente, que usa seus conhecimentos e vivências em uma determinada área para partilhar experiências com seu protegido ou mentorando. O mentor pode ajudar um profissional em começo de carreira a lidar, por exemplo, com situações difíceis e de estresse, compartilhando experiências sobre situações passadas já vividos pelo mentor e agora enfrentadas pelo protegido ou mentorando. O mentor tem sempre muita experiência na área de seu mentorando.

Counseling ou Aconselhamento é uma atividade pontual exercida por um conselheiro contratado para ajudar a mapear uma situação ou problema para que quem precisa tomar uma decisão importante e impactante na vida pessoal e profissional.

Consultoria é o processo através do qual um especialista é contratado para avaliar, diagnosticar, obter informações e orientar seu cliente em uma determinada área de expertise. Consultores atuam desde a constituição de uma empresa, desenvolvimento de plano de negócio, estratégia, negociação, gestão de pessoal até avaliação econômico-contábil-financeira, vendas, fusão e aquisição. Além da atuação no mundo corporativo, temos visto consultores pessoais atuando também em aspectos da vida privada, tais como na organização pessoal, estilo, boas maneiras, etc.

Terapia visa a ajudar a superar questões de ordem física, psíquica e emocional que impedem o sujeito de amar, trabalhar e se relacionar. A dificuldade de uma vida fruída pode não ser resultado de algo aparente e fácil de diagnosticar, exigindo cuidados especiais independente da orientação e arcabouço teórico seguido. Muitas questões subjetivas e inconscientes impedem pessoas de se expressarem, conviverem com a diversidade, serem tolerantes a frustrações impossibilitando a qualquer um de nós utilizar nossas potencialidades no exercício de atividades e profissão; consequentemente dificultam nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas patologias sérias podem também nos acometer ao longo de nossa vida pessoal e profissional fazendo-nos interromper ou suspender nossa vida pessoal e/ou profissional temporariamente ou por um longo tempo. Na área da saúde mental encontramos uma pluralidade de terapias e psicoterapias: Psicanálise, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Analítica Junguiana, Terapias bio-energéticas, arte-terapia, terapia ocupacional, entre outras.

Fonte: Carlos Alberto Alves e Silva

Carlos é psicanalista e coach. MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird – The American School of Global Management, Arizona – EUA, pós-graduado em Administração (FEA/USP) e Marketing (ESPM) e graduado em economia e psicologia. Atuou por 30 anos no mercado financeiro, em posições executivas nos bancos Deutsche Bank (Diretor), The Bank of New York Mellon, JPMorgan Chase, ABN AMRO Bank, Bank Boston, e experiência em Vendas, Marketing, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Novos Negócios no Brasil e América Latina.

Nenhum comentário: